Aprender programação online, sozinho e do zero

Aprender programação online, sozinho e do zero

Seja pra empreender com uma nova startup, seja pra conseguir emprego ou só mesmo para ter esse conhecimento tão valioso nos dias de hoje, aprender programação tem tido uma demanda crescente!

Existem incontáveis fontes de conteúdo na internet, gratuitas e pagas, para todos os gostos. Pela minha experiência o que mais importa é sua vontade real de aprender agora e sua pré-disposição para realmente se dedicar nessa missão!

Portanto, seguem minhas considerações e links para você começar a programar hoje mesmo!

Aprender programação sozinho

Acredite, esse é o único jeito que existe. Por mais que esteja em uma turma, ou recebendo informação de um professor/instrutor, você só conseguirá mesmo aprender programação quando focar em faze-lo sozinho. Portanto minha recomendação é, comece com o mínimo, leia um pouco aqui e ali e parta pra prática de imediato!!

Qualquer maneira que escolher pra aprender, será sofrida. Um pouco mais ou um pouco menos dependendo da linguagem ou abordagem, mas os obstáculos são inevitáveis e você terá que exercitar o cérebro pra vencer cada etapa.

 

Linguagem de programação, qual escolher?

O primeiro passo para sair do zero, é escolher uma linguagem. Certamente você vai querer escolher a te leva ao seu objetivo final, certo? Criei este info gráfico um tempo atrás que te diz qual linguagem deve conhecer para alcançar seu objetivo. Confira:

 

Qual linguagem de programação escolher - Infográfico

 

Mas eu preciso te dizer: “não comece aprendendo a linguagem de programação final“. Comece pelo caminho mais fácil! Preciso te dizer isso! E neste caminho (que estou fortemente te recomendando) você irá aprender três linguagens, não uma só, e irá te dar toda a noção para poder partir para sua tão sonhada linguagem de programação final.

Aprenda HTML, CSS e JavaScript.

Quando você entra no gMai, facebook ou pesquisa no Google, 100% do que você vê é feito em HTML+CSS+JavaScript. Mas, vou te explicar o porque de cada um.

HTML – HyperText Markup Language

Todas as páginas da web são feitas em HTML. O HTML não é uma linguagem de programação, e sim uma linguagem de marcação. Na sua missão de aprender programação, ela servirá pra você começar e entender como falar com o computador, como dar instruções pra ele e como escrever algo que ele entenda. É fácil aprender HTML e você não irá sofrer quase nada. Por outro lado ela servirá pra você se acostumar a quebrar a cara; escrever alguns comandos e não funcionar… isso é importante, porque faz parte da rotina na programação.

CSS – Cascade Style Sheet

Também não é uma linguagem de programação, e sim uma linguagem de estilos. Ela server pra fazer a página HTML ficar bonita. O HTML puro irá produzir basicamente textos e imagens, o CSS entra pra colocar cores, alinhar as coisas e organizar visualmente o site.

JavaScript

Enfim, sua primeira linguagem de programação. Ela irá te mostrar que você precisa escrever os comandos sem uma virgula fora do lugar e não aceitará que você erre em nada. No HTML e CSS você não via uma mensagem de erro nem tinha grandes problemas se desse um “comando” errado, já no JavaScript tudo é estrito. É aqui que você aprenderá a fazer um “if”, um “for”, criar métodos ou funções e permitir interação do usuário com a página.

JavaScript não é Java. Quando foi criado o JavaScript, como uma linguagem de programação para web, o criador se inspirou na sintaxe do Java e por isso deu este nome.

Quero aprender Java!

Olha, o problema é seu que legal! Se você quer trabalhar em uma grande empresa ou desenvolver para Android, Java será provavelmente sua opção. Mas se você está saindo do zero… não parece uma boa ideia.

Imagine que você quer ser piloto de avião, desses grandes, boeing, que levam 200 pessoas de um continente ao outro. Você terá que aprender a pilotar um monomotor primeiro, porque é mais simples, é menos arriscado e menos custoso. Em pouco tempo já conseguirá voar sozinho.

Não posso te dizer pra não começar pelo Java, mas, tenho visto muitas pessoas desistindo de aprender programação, porque já querem começar pilotando boeing.

Porque não Python?

Muitos recomendam começar a aprender programação com Python. Eu mesmo já recomendei muito, mas agora estou recomendando o JavaScript, porque eu via que as pessoas aprendiam um bocado do Python, mas não conseguiam fazer nada que desse para alguém usar. Aprendiam apenas o código e com isso iam desanimando, porque não percebiam como aquilo iria servir pra alguma coisa.

Na abordagem HTML + CSS + JavaScript você irá começar fazendo algo 100% visual e irá aos poucos precisar a codificar mais.

 

Cursos em video de programação

Outros preferem não ler, gostam de ver alguém explicando, como se fosse uma aula de programação, ou seguindo um passo a passo. Novamente, selecionei alguns canais do YouTube pra você começar e seguir em frente.

  • Curso em Video – É o canal do Guanabara, um santo que produz dezenas de horas de vídeo explicando como programar em uma série de linguagens (incluindo HTML5 e lógica de programação);
  • Loiane Groner – São conteúdos bem atualizados de linguagens e frameworks muito usados;
  • eXcript – Tem vários cursos interessantes e relevantes. A voz e jeito de falar do narrador as vezes cansa, e a prática também demora pra começar… mas o conteúdo é bom;
  • Danilo Aparecido – Se você não tem pressa e gosta do estilo aula com professor no quadro, tudo muito cheio de detalhe, esse será o melhor canal;
  • LevelUpTuts (inglês) – Tem uma didática bem bacana e uma grande quantidade de “tuts”, tudo bem profissional.

 

Cursos online de programação

Teoricamente os cursos irão te levar ao conhecimento, de forma gradativa, seguindo um passo a passo, e isso pode ser a melhor forma para você aprender. É mais uma alternativa. Selecionei alguns cursos “reconhecidos” e que já recebi feedback positivo a respeito.

Gratuitos

  • Udemy  – Plataforma com milhares de cursos de diferentes produtores;
  • CodeAcademy – Ensino gratuito totalmente prático e com excelente didática;
  • Microsoft Virtual Academy – Iniciativa da gigante de software para popularizar o aprendizado;
  • iMasters – Tradicional provedora de conteúdo para programadores no Brasil;
  • W3Schools – Excelente conteúdo sequencial voltado para a web;
  • iPed – Oferece alguns conteúdos bem relevantes para aprender programação.

Pagos

  • Udemy  – Os valores normalmente são bem em conta;
  • PlayCode  – Um curso completo, mas simples, pra sair do zero;
  • TreinaWeb – Vários cursos de alta qualidade, principalmente para desenvolvimento web;
  • Alura – Uma infinidade de cursos de alta qualidade em várias áreas da programação;
  • DevMedia – Bons cursos com suporte online;
  • Coursera – Cursos mais avançados para quem já saiu do zero;
  • iMasters – Conteúdos atuais com ótima produção;
  • Softblue – Uma opção a mais; 🙂
  • School of Net – Cursos atuais, porém talvez rápidos demais;
  • Impacta – Cursos mais lentos, porém com ótimo conteúdo;
  • iPed – Boa varidade de cursos rápidos de programação.

* Alguns cursos estão nas duas listas, porque oferecem conteúdos gratuitos e pagos também, dai preferi organizar assim. Os cursos em negrito são os que recomendo mais.

 

Aprender programação em 20 horas

Em 2016 dediquei um bom tempo elaborando essa metodologia, onde o objetivo é ensinar programação para um leigo, começando do zero, em apenas 20 horas. Criei uma turma “beta” que está cursando agora e estão conseguindo realmente aprender. Está sendo eficiente e eficaz.

Parto do principio que aprender programação deve ser divertido, que a matemática não deve ser obrigatória, e que não dá pra falar em termos técnicos com alguém que ainda está aprendendo a técnica. Então o formato é informal e com muita explicação por analogia.

Se quiser saber mais vá até Aprender Programação em 20 horas.

 

O que realmente faz diferença

Se você chegou até aqui, já viu que existem milhares de livros, cursos e canais no youtube ensinando ou falando sobre programação…. é conteúdo que não tem fim! Mas nada disso servirá de muita coisa. Você na verdade precisa de UMA COISA APENAS pra aprender.

Sinceramente, tentar aprender muita coisa ao mesmo tempo não te tornará bom em nada. Algumas pessoas ficam ansiosas por aprender rápido demais, coisas demais, siglas demais, e acabam não conseguindo sair do zero.

Se você não sabe nada de programação, comece por aprender programação básica de forma simples. A minha recomendação (atual) como eu disse anteriormente é o HTML + CSS+ JavaScript.

O que fará diferença é seu nível de interesse em aprender, sua motivação, e quantas horas você passa sentado em frente ao computador tentando fazer algo que funcione. Nada mais fará tanta diferença.

 

Comece agora! Comece já! Diga algo!

Não deixe pra depois, veja qual dos links acima te parece ser o melhor conteúdo e foque apenas nele. Siga em frente, sem parar e sem desistir!

Comente aqui sua evolução ou como começou a aprender programação.

Valeu!

  1. Coraci disse:

    Tema bem interessante. Boas dicas de como devo iniciar na programação.
    vai ajudar muitos amantes de tecnologia a dar seu pontapé inicial.
    Coraci postado recentemente…Strawberry flavored home-made yogurtMy Profile

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge